martes, 18 de mayo de 2010

Quantificação do deslocamento discal no desarranjo interno da articulação têmporo-mandibular utilizando ressonância magnética

Muitas medidas foram desenvolvidas para determinar a extensão do deslocamento discal no desarranjo interno da articulação têmporo-mandibular (ATM) utilizando ressonância magnética. Pesquisadores japoneses e tailandeses publicaram, recentemente, na Odontology, um estudo em que procuraram desenvolver um método quantitativo de análise da posição discal e para avaliação das posições do disco nos desarranjos internos da ATM (grupo 1: com redução; grupo 2: sem redução).

Imagens de ressonância magnética de 150 ATMs em 20 voluntários sadios e em 55 pacientes com desarranjos internos foram avaliadas. Os pontos anatômicos de interesse da ATM, incluindo os pontos anterior (DA) e posterior (DP) do disco, foram marcados nas imagens parasagitais de ressonância magnética do disco da ATM, obtidas tanto com a boca fechada quanto com a boca aberta. Todos os pontos foram registrados utilizando um sistema de coordenadas x-y, com referência a uma linha interna.

Na posição de boca fechada, o DP em pacientes do grupo 1 estava situado em direção mais anteriorizada que o DP em voluntários. O DP em pacientes do grupo 2 se localizou mais anterior e inferior que o DP no grupo 1. Todavia, a posição do DA não diferiu entre os grupos 1 e 2. Com a boca aberta, DP se deslocou ântero-inferiormente em maior extensão no grupo 2 que no grupo 1 (ANOVA, seguido pelo teste de Scheffe; P < 0,0001). A distância entre os pontos discais nas posições de boca fechada e aberta também foi avaliada. A comparação da posição do ponto discal nas posições de boca fechada e aberta em discos de ATMs com deslocamento sintomático e assintomático não revelaram qualquer diferença significativa.

Os pesquisadores concluíram que a maioria dos resultados obtidos corrobora quantitativamente achados prévios de estudos imagenológicos, cirúrgicos e histopatológicos sobre o desarranjo interno da articulação têmporo-mandibular. A medida da posição discal da ATM pode ser útil para avaliar a situação e a resposta ao tratamento de desarranjos internos da ATM.

Uma resenha de Quantification of disc displacement in internal derangement of the temporomandibular joint using magnetic resonance imaging - Odontology; 2010;98(1):73 – 81

Autor Dr. André Amaral Ribeiro e Dra. Mariana Mano 


Enviado desde mi BlackBerry de Movistar

No hay comentarios:

Publicar un comentario